31.10.06

Configurando o Google Bloger #1

O Google Blogger possui várias ferramentas que visam facilitar a vida de quem não tem intimidade com códigos HTML e CSS. Sei que muitas pessoas ainda não migraram para a nova versão com receio de perder a formatação atual de seus blogs, receio aliás totalmente injustificável. Embora eu não seja um expert, vou publicar a partir de hoje algumas dicas de como usar a nova versão do Blogger.

Ao mudar para o Google Blogger, o sistema lhe permite salvar um backup do seu antigo código fonte. Você irá precisar desse backup porque, ao converter seu blog para a nova versão, todos os scripts externos serão apagados. Calma! Não se desespere, pois será muito fácil adicioná-los novamente, como você verá a seguir. No mais, tudo é mantido, inclusive a relação de blogs amigos e os comentários.



Page elements - Esta é uma das melhores coisas do novo Blogger. Na aba Templates>Page elements você pode alterar todos os elementos do seu layout, mas irei me deter, por enquanto, apenas no sidebar. Observe que ele é dividido em 2 blocos: 1) o bloco superior, destinado a seu perfil, foto, e-mail, texto de apresentação etc e 2) o bloco inferior, destinado a arquivos, lista de blogs e sites, gadgets e scripts externos em geral (contador, selos etc).

Cada elemento do sidebar é representado por um retângulo. Para acrescentar um novo elemento, clique em Add new element. Para editar/alterar um elemento já existente, clique em Edit. A ordem dos elementos pode ser alterada a qualquer tempo. Para tanto, basta mover o elemento com o mouse, para cima ou para baixo.

[Amanhã tem mais.]

6 comentários:

Anônimo disse...

sei que esse sistema tem um problema em alguns blogues..ele nao permite a gente deixar o endereco dos nossos blogs..cilene

josé alberto farias disse...

Cilene, até o momento, não tive nenhum problema desse tipo.

Claudio disse...

Não tive oortunidade de usar porque ele não está disponivel para mim. Acho que é porque não tenho conta do gmail. Pode ser?

abs

Anônimo disse...

Bela iniciativa a sua. Como eu tenho um blog no blogger só para testes (e para ajudar os amigos que têm dúvidas - vou lá e testo no meu), vou ver se mais tarde tento usar as novidades.

Aqui nos comentários eu continuo recebendo uma mensagem de erro de script quando a janela abre. Eu clico em... sei lá, esqueci, não lembro se no sim ou no não, mas o fato é que depois funciona. Só que eu não vejo uma imagem que deveria aparecer ao lado do seu nome. Deve ser ali que o roda o script.

Já deixei uma resposta para você lá no meu blog sobre a ANAC. Confira!!!

Zel disse...

zé, c precisa ler isso:

http://hariprado.zip.net/

eu tou morrendo de rir aqui :D beijocas

Carlos Emerson Junior disse...

Valeu JAF, excelente idéia. O Blogger beta tem mais recursos e é mais interativo mas vou acompanhar suas dicas com muito interesse. É sempre bom aprender.
Um abraço