25.11.06

Cid Teixeira

Tive a honra e a sorte de ser aluno do Prof. Cid Teixeira no meu primeiro ano de faculdade. Vozeirão tonitroante, mente brilhante, Cid Teixeira é um daqueles professores que ficam para sempre na memória dos alunos por sua inteligência, generosidade e bom humor.
Um dia, precisando fazer um trabalho que ele próprio havia passado, me dirigi a ele no final da aula e pedi um livro emprestado. Ele me olhou com seu característico olhar de peixe morto e disse:

- Meu filho, livro não se empresta.

Diante da minha cara apalermada, ele arrematou:

- Mas também não se devolve.

Deu uma gargalhada e disse que sua biblioteca estava à minha disposição, que eu poderia passar o dia em sua casa estudando, mas levar livro emprestado, nem pensar.
Recentemente, depois de muitos anos sem reencontrar o professor Cid, eu o contratei para fazer uma palestra, durante um encontro de arquitetos e engenheiros. Foi gratificante constatar que, mesmo velhinho, ele continua encantando a todos com seu conhecimento enciclopédico sobre a história da Bahia. No final, ficamos conversando animadamente e eu lhe disse que, de todas as lições aprendidas com ele, aquela do livro continuava sendo a melhor. Com a cara mais séria do mundo, ele reforçõu o que havia me ensinado 20 anos antes:

- O sujeito que empresta livro é um idiota. E o que devolve é mais idiota ainda.


6 comentários:

Anônimo disse...

Esse teu professor é gênio. Como não pensei antes nessa frase???

Ricardo M
www.ricardomonteroentrevista.blogspot.com

Claudio disse...

A frase é realmente espetacular.

abs

Anônimo disse...

Inconscientemente já pensava assim como diz o professor: odéio emprestar livros e para devolver, faço o com dó.

O professor teve a sapiência de verbalizar tal sentimento.

Adoro quando ele dá entrevistas na TVE e conta a Bahia em prosa.

Eu até acho que o modo como ele o faz dar-lhe o "status" de um Jorge Amado, Dorival Caíme e outros grandes nomes que fazem a cara e o jeito da Bahia e do baiano.

Claudia Pinelli® disse...

Tive a honra de assistir a várias palestras dele na faculdade de Direito.
Ele é um mestre mesmo. E gentil.
Bjk.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se o Mestre Cid Teixeira já lançou algum livro?
culturaevida@hotmail.com
Grata,
Mar

Comunika Press disse...

peço a devida licença por escrever neste espaço e informo que, embora o prof Cid Teixeira não tenha escrito livro, em breve será lançada biografia autorizada dele, escrita por mim, pelo programa "Gente da Bahia", da Assembleia Legislativa do Estado. A distribuição do livro será gratuita, durante manhã de autógrafos. Literalmente, estou historiando o historiador. Até março de 2010, pessoas.
Atc,
Aleksandra Pinheiro