17.1.07

Túnel do tempo





Detalhes da fachada lateral da antiga Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA), no Terreiro de Jesus, Pelourinho. Nesse prédio funcionou, originalmente, o Colégio da Companhia de Jesus e nele, já transformado em Hospital Real Militar da Bahia, instalou-se por Decisão Régia de 18 de fevereiro de 1808 a Escola de Cirurgia da Bahia, primeira escola médica do Brasil. Em 1816 se transformaria na Academia Médico-Cirúrgica da Bahia para tornar-se, em 1832, a Faculdade de Medicina da Bahia, em 1891 a Faculdade de Medicina e Farmácia da Bahia, e voltar a ser, em 1901, a Faculdade de Medicina da Bahia.

Além da sua enorme importância histórica e cultural, o lugar me é especialmente caro. Foi aí que meu pai se formou, em 1936. No início dos anos 1970, quando a Faculdade de Medicina foi transferida para o Campus do Canela, o prédio foi ocupado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e eu tive a sorte de estudar aí também. O interior do prédio é belíssimo, as salas de aula eram anfiteatros espetaculares.

O único "problema" é que o Terreiro de Jesus fica no Pelourinho e eu perdi a conta das vezes em que o horário de aulas era fielmente cumprido, por mim e mais um grupo de colegas, nos bares da região.

Fotos: minhas mesmo.

2 comentários:

Carlos Emerson Junior disse...

É... estudando no Pelourinho fica difícil sair da rua...
Ainda mais quando se é jovem!
Abraços

Claudia Pinelli® disse...

Só nos bares???
Sei... rs..
Bjo.