25.1.07

Fiquei verde



Fiquei verde ao saber que contribuo para o aquecimento global com uma emissão média anual de 4.37 ton/CO2, e que para compensar isto preciso plantar 29 árvores.

Visite o site da Iniciativa Verde, use a calculadora que eles disponibilizam e descubra "a parte que te cabe nesse latifúndio".

11 comentários:

Anônimo disse...

Zé... deixa pra lá!...

Cada um dos trezentos milhões de americanos contribuem dez vezes mais do que você... e não se preocupam nada com isso.

Ao pé deles você é um ser verde; e se plantar 29 árvores vão rir e te chamar "otário".

Anônimo disse...

O PHM não citou os chineses, que daqui a uns 10 anos poluirão o mundo que nem os americanos.
Acho que não vai sobrar muita coisa não...

Anônimo disse...

zé zé zé zé zé zé zé zé... e os peidos meu irmão, não entram nessa matemática não? Afinal, produzimos gás metano que é rico em carbono.

Anônimo disse...

o pior h do mundo, será otário o zé ou os americanos nesse questiuncula?
Pense nisso!

Anônimo disse...

platão:

No comentário que eu teci, "Zé" é um símbolo. Significa o povo simples, o país pequeno e sub-desenvolvido, a "arraia miúda" de que falava Gil Vicente.

O que se passa nessa questão do aquecimento global é que os países imperialistas, de que é arqui exemplo os EUA, são os maiores responsáveis pela alteração climática do planeta: basta lembrar que só os Estados Unidos Americanos consomem mais de um terço da produção mundial de petróleo e mais de um terço de toda a energia mundial. Las Vegas, outro exemplo, consome mais energia eléctrica num só dia do que Lisboa um ano inteiro, e cada cidadão americano consome mais água num só banho do que cada africano tem para beber durante três meses. Quer mais: Os Eua destruiram 90% das suas florestas originais e, de as reporem, exigem ao Brasil que poupe a Amazónia com a desculpa de que ela é o "pulmão do mundo". Os Eua têm milhares e milhares de centrais nucleares activas, responsáveis pelo aquecimento dos oceanos e do planeta, mas "exigem" que países como o Irão não tenham uma única, com a desculpa de que vão fabricar armas nucleares (há ainda pouco tempo invadiram o Iraque com uma desculpa semelhante - a existência de armas de destruição maciça - quando na verdade o objectivo era propiciar às multinacionais petrolíferas americanas a exploração e o domínio do maior produtor de crude do mundo).

Apesar disso, não aceitam ou não respeitam os acordos e os tratados internacionais para a redução de emissão de componentes prejudiciais para a atmosfera, continuando cegos pelo lucro capitalista e pelo domínio económico do mundo, consumindo e ejectando cada vez mais poluentes atmosféricos.

E querem que sejam os países sub desenvolvidos ou em vias de desenvolvimento que tenham o ónus de recriar a atmosfera sadia que eles arruinam todos os dias; ou seja: em vez de mudar a sua estratégia económica (sobretudo a industrial) e de mudarem o seu "life style", pretendem antes impedir o crescimento económico e social dos países sub-desenvolvidos e que sejam "os Zés" a plantarem árvores verdinhas.

Sempre houve "Zés" a emitirem CO2 para a atmosfera. O que não havia antes e há agora é um país que ser totalitário no mundo.

Claudia Pinelli® disse...

A verdade é q todos nós somos "otários" nessa celeuma, por saber exatamente o q fazer e ainda assim continuar errando..
Coitados dos outros animais e plantas, vítimas, que não têm nada c isso, e provavelmnte terão o mesmo fim que nós, os assassinos..
:oP
Bjo..

Anônimo disse...

o pior h do mundo, seu comentário é por demais fantasioso e encrustado de mitos e delírios. Um pensamento torto a respeito de uma cultura de primeiro mundo. Esquece que o Brasil contribui e muito com as queimadas na Amazônia. Não somos esses santinhos que você pinta em seu post.
A Cláudia foi brilhante em seu comentário.

Anônimo disse...

platão:

"Ninguém é dono da verdade" e, então, entenda o meu comentário como um mero juízo contributivo e não resolutivo.

Ocorre presentemente em Davos, na Suiça, o Forum Económico Mundial. Na intervenção de ontem, o vosso Presidente Lula da Silva, falando em nome dos países pobres, declarou, mais palavra menos palavra: "Temos de parar de chorar a nossa desgraça e encontrar os responsáveis dela".

Reflicta nisso, platão!...

Reflicta, porque exportar matéria-prima (designadamente, madeiras centenárias e preciosas oriundas da Amazónia) para importar (em troca) hamburgers Mac Donald's "congelados e aquecidos a la minute", coca-cola com fórmula química e tabaco Philip Morris é forçosamente um péssimo negócio: alguém aí está sendo explorado.

O problema é que os países pobres só têm para vender os seus recursos naturais (o que equivale a vender "as pratas da casa"); e quem tem poder económico para comprar escolhe a dedo o que compra. Se não vender, o país pobre não cresce e continua pobre. Se vender, empobrece seus recursos e suas reservas naturais, e, um dia, com os recursos esgotados, só sobreviverá se entretanto desenvolveu outros sectores económicos, nomeadamente o secundário e o terceário. O risco é, contudo, enorme. Quase sempre este ciclo termina em explorador e em explorado: o país rico termina mais rico e o país pobre mais pobre.

Anônimo disse...

oi JoZé!
não foi tal a minha surpresa agora??? Vc mora em Salvador? My god!

Como vivo preocupada com o efeito estufa e aquecimento global, resolvi fazer o teste prá ver se minha divida tá muito alta. O que deu foi:
Sua emissão anual é de 1.97 ton/CO2. A The Green Initiative recomenda que 13 árvore(s) sejam plantadas.

Ótima dica este site!

Ah, gostei muito daqui, tem uma alma muito baiana este blog ... rs

beijo

Anônimo disse...

Voltei prá te avisar que postei sobre este site como te comentei e além da conta, sugeri por lá uma forma de sanar as dívidas ... rs, depois confira!!! E tente pagar.

bjs!

Anônimo disse...

Minha dívida é de 16 árvores. Mas se contar o pé de lichia, alguns limoeiros e outros arbustos de temperos acho que faltam umas 8 árvores! Horta conta? :-)