8.2.07

Como estragar uma boa idéia




Sérgio Guerra é um excelente fotógrafo e produtor cultural. A idéia de promover uma grande exposição a céu aberto das suas fotos, sob o título "Salvador Negro Amor", é muito boa. Mas o projeto de Sérgio peca pelo excesso.

Primeiro, o excesso de fotos. Salvo engano, são 240 imagens. Algumas são geniais, mas se perdem dentre outras tantas que não acho tão boas assim. Segundo o excesso de meios: as fotos são exibidas em outdoors, painéis de diversos tamanhos e formatos, cavaletes e posters presos nos postes de iluminação. Essa mistura de mídias, faz com que a exposição não tenha unidade e se confunda às vezes com cartazes publicitários. Alguns suportes são mal produzidos e terminam empobrecendo o material exposto.

O projeto Salvador Negro Amor, que contou com o apoio da Petrobrás, poderia ser algo memorável, se o autor tivesse feito uma seleção rigorosa das fotos, escolhendo um número menor de imagens, e exibindo-as em painés montados para esse fim. Da maneira como foi executado, Salvador Negro Amor se misturou à já caótica paisagem urbana de Salvador e poucas foram as fotos que conseguiram sobressair em meio a tanto ruído visual.

É uma pena que Sérgio Guerra tenha deixado de levar em conta o fato de que em fotografia, como em tantas outras coisas, menos é mais.


4 comentários:

Anônimo disse...

Zé, concordo contigo, perdeu-se muito com o excesso e a desorganização. Uma idéia tão genial que desperdiçou-se. Isso que vc falou das várias formas de expor acontece mesmo, principalmente quando vemos fotos presas aos postes. Como é um hábito aqui todo ano no carnaval colocar propaganda presa aos postes, muita gente comenta que as fotos são da decoração do carnaval.
Em resumo pouco se sabe da exposição e do seu real objetivo.
Rrrsss, coisas de baiano, que como já diz o ditado "...não nasce, estréia" ... rssss
bjs!

Claudia Pinelli® disse...

Das q eu já vi(e não vi muitas), devo confessar q achei todas fraquíssimas(quem sou eu p criticar, mas falo tecnicamente mesmo), c exceção de duas ou três..
Acho q como vc disse, a idéia é bacana e poderia ter sido mais bem aproveitada..
E olha q vc nem mencionou uma questão que está rendendo polêmica, entre os apreciadores de celeuma, o mau uso de dinheiro público.. Abafa o caso..
Uns chamam de exposição fotógrafica, outros de invasão..
http://www.bravoonline.com.br/noticias.php?id=2416
Ah, mas tb se não rolasse nenhum comentário, não ia ter graça, é??rs..
Bjo..

Ricardo Montero disse...

Daqui de longe, mesmo sem ter visto, concordo com seus argumentos... Mais de 200 fotos é demais.

Anônimo disse...

Ninguém reclama do patrocínio da Petrobras ao Flamengo. Na verdade poucos percebem o dineheiro público estampado na rubro-negra, e estou certo que poucos veriam o dinheiro público se as imagens registrassem brancos no lugar de negros.
Acredito que a tua crítica é pertinente no que diz respeito à super exposição, ainda que discorde, porque neste caso é melhor sobrar do que faltar. Quanto aos que não entendem... não adianta explicar. Porque isso para eles é uma piada, e piada não se explica.